O recomendado é amamentar o bebê exclusivamente nos seis primeiros meses de vida. A partir daí, é possível alternar a mamada com novos alimentos. Mas nem todas as mães podem ficar seis meses em casa, já que algumas têm apenas quatro meses de licença-maternidade. Se esse é o seu caso, mas você não quer abrir mão do aleitamento, existe solução. Basta fazer a ordenha (retirar o leite a armazená-lo para dar ao bebê ao longo do dia).

Como armazenar o leite materno?

  1. Lave bem as mãos, prenda os cabelos e evite conversar enquanto realiza a ordenha para que não caiam respingos de saliva (se estiver resfriada, vista uma máscara ou uma fraldinha de pano sobre o nariz e a boca).
  2. Despreze os 5 primeiros jatos.
  3. Ordenhe diretamente em um pote de vidro com tampa plástica fervidos antecipadamente por pelo menos 15 minutos.
  4. Congele imediatamente. Não se esqueça de colocar a data e a hora da ordenha nos recipientes.
  5. Você pode ordenhar em outros momentos do dia em outro recipiente de vidro fervido e jogar por cima do que já está congelado, mas mantenha a validade da primeira coleta.
  6. Para descongelar aqueça água em uma panela sem deixar ferver, apague o fogo e coloque o pote de leite congelado em banho-maria.

QUAL É O MELHOR JEITO DE ESTERILIZAR O RECIPIENTE ONDE O LEITE SERÁ ARMAZENADO?

A melhor maneira de esterilizar o potinho ou mamadeira onde o leite materno vai ser guardado é fervendo-o por 15 minutos, ou usando esterilizadores de micro-ondas pelo tempo determinado na embalagem do esterilizador.
Franz Novak, chefe do banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), explica que esse método não chega a ser uma esterilização industrial ou profissional, mas é eficaz para o armazenamento do leite em casa.
O recipiente deve secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha, ou então dentro de um pote maior, fechado. Só depois que o recipiente tiver esfriado é que se pode colocar o leite materno dentro dele.

QUANTO TEMPO O LEITE MATERNO PODE FICAR EM TEMPERATURA AMBIENTE?

O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas. É só a partir desse tempo que existe o risco de micróbios crescerem no leite e fazerem mal ao bebê.

O tempo de duas horas também vale durante a mamada. Se o bebê começou a tomar o leite materno na mamadeira às 8h, mas não tomou tudo, esse leite ainda pode ser usado até as 10h.

Quanto tempo posso deixar o leite materno na geladeira, sem precisar congelar?

Na geladeira, segundo os padrões determinados pelos especialistas da Rede de Bancos de Leite Humano, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas, para garantir que não seja contaminado. Para mais tempo do que isso, o melhor é congelar o leite.
Para guardar o leite na geladeira, use a prateleira de cima, que é a mais fria, e nunca guarde o recipiente de leite na porta do aparelho.

Procure deixar o recipiente com leite longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes. 

COMO FAÇO PARA CONGELAR O LEITE MATERNO?

Congelar o leite pode facilitar muito a sua vida com o bebê. Você pode guardar o leite no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos.

Essa é a recomendação dos especialistas da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é referência internacional.

Não encha o recipiente até a boca. Deixe 2 centímetros de espaço até a borda da mamadeira ou do recipiente, porque todo líquido “incha” depois de congelado.

Antes de congelar, anote numa etiqueta a data do congelamento. Você pode ir preenchendo o mesmo recipiente até ele encher, com várias “tiradas” de leite, mas aí a data de validade do leite vai ser a da primeira ordenha.

Use outro recipiente (o da bombinha ou um copo de vidro, no caso de ordenha manual) para tirar o leite, e só abra a mamadeira com o leite congelado na hora de guardar o leite novo.

ACHEI QUE O LEITE MATERNO PODIA FICAR MAIS TEMPO NO FREEZER. POR QUE TÃO POUCO?

O padrão de 15 dias em ambiente doméstico foi determinado porque é o que menos riscos apresenta de contaminação. 

Franz Novak, do banco de leite humano do IFF/Fiocruz, explica que a gordura do leite materno continua se decompondo até a temperatura de -18 graus Celsius, dificilmente alcançada pelos freezers domésticos.

Para durar até 6 meses, o leite materno teria de ser submetido ao processo de pasteurização, que é o que acontece nos bancos de leite.
E COMO FAÇO PARA DESCONGELAR O LEITE MATERNO? POSSO USAR O MICROONDAS?

O melhor jeito de descongelar o leite é colocando o recipiente dentro de um pote maior com água morna. Um bom guia é usar a mesma temperatura de água que você usaria para o banho do bebê.
O microondas não é aconselhável porque existe a possibilidade de algumas propriedades do leite se perderem no processo de aquecimento.
O leite materno nunca pode ser fervido nem esquentado diretamente. Também não se deve descongelá-lo em banho-maria com água fervente, pelo mesmo motivo: os benefícios do leite podem se perder pelo aquecimento excessivo.

É MELHOR DAR LEITE MATERNO CONGELADO OU FÓRMULA EM PÓ?

O processo de congelamento do leite materno destrói alguns dos anticorpos presentes nele, por isso procure só congelar mamadeiras que realmente não serão consumidas logo. Ainda assim, o leite materno congelado é muito mais saudável e oferece maior proteção contra doenças do que as fórmulas lácteas em pó.

POSSO RECONGELAR O LEITE MATERNO?

NÃO, não recongele o leite materno depois que ele tiver sido desgelado. E jogue fora todo leite que sobrar na mamadeira e não tiver sido tomado

 

Fonte:https://brasil.babycenter.com/a7600046/como-armazenar-congelar-e-usar-o-leite-materno